O Manga Blog trouxe uma matéria detalhando a questão da separação Kodansha/Tokyopop e mostrando como uma série de mangás vão cair no limbo. Eu considero a atitude da Kodansha em relação a Tokyopop truculenta e desrespeitosa em relação aos consumidores. Afinal, não seria mais correto não renovar as licenças do que se encerrou, não firmar novas licenças e permitir o término das coleções atuais? A atitude diferenciada também mostra desprezo pela Tokyopop que teve papel histórico no mercado de mangá americano. A crise entre as editoras começou ano passado (*ou até antes, talvez*), quando alguns mangás tiveram suas últimas edições lançadas em julho. Não tinha nada a ver com vendagens a suspensão da série, mas as relações que vinham azedando.
O Alexandre teceu considerações sobre isso no Maximum Cosmo, embora eu não compartilhe da mesma empolgação. A atitude da Kodansha foi covarde (*não estou falando como capitalista, não sou dono de editora e estou me lixando para as torpezas do mundo dos negócios*) e, claro, não está garantido o sucesso deles no mercado americano e europeu. Aliás, torço até para que tenham que voltar atrás. Já imaginou zerar uma coleção que já ia em mais de #20 volumes? Depois que não venham reclamar de baixas vendagens. Segue a lista dos mangás no limbo:
Beck: Mongolian Chop Squad - 34 volumes, a Tokyopop publicou 12 até 2008.
Boys Be… - 32 volumes, a Tokyopop publicou 17 até 2008.
Cyborg 009 - 36 volumes, a Tokyopop publicou 10 até 2005.
GetBackers - 39 volumes, a Tokyopop publicou 27 até 2008.
GTO: The Early Years - 15 volumes, a Tokyopop publicou 10 até 2009.
Harlem Beat / Rebound - 29 volumes, a Tokyopop publicou 18 até 2007.
Initial D - 39 volumes, a Tokyopop publicou 33 até 2008.
Kindaichi Case Files - 54 volumes, a Tokyopop publicou 17 até 2008.
Life - 20 volumes, a Tokyopop publicou 9 até 2008.
Love Attack! - 11 volumes, a Tokyopop publicou 6 até 2008.
The Twelve Kingdoms (light novels) - 11 volumes, a Tokyopop publicou 3 até 2009.
Os mangás da CLAMP, entretanto, foram re-licenciados para a Dark Horse, porque o grupo de maga-kas deve ter certo controle sobre suas obras e tinha firmado contrato com a editora americana para a produção dos mangettes. Pior foram os mangás passados para a Del Rey que vai simplesmente terminar a publicação. O que nos faz imaginar o quão fraca é a Tokyopop. Card Captor Sakura, Cardcaptor Sakura: Master of the Clow, Chobits, Clover, Rayearth serão republicados em perfect edition (omnibus) pela Dark Horse. Parasyte sera todo republicado pela Del Rey; já Samurai Deeper Kyo terá os volumes 35/36 e 37/38 publicados pela editora em perfect edition.
Já a lista dos “out of print”, ou seja, séries terminadas e que não serão republicadas, é grande e reúne material como Love Hina, Mars, Peach Girl, Kimi Wa Pet, Confidential Confessions. Chequem a lista completa no Mangablog, porque ela é longa.
YATTA!
bye-Q!
Nenhum comentário:
Postar um comentário