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sábado, 20 de março de 2010

Introdução aos Tokusatsus!

“Yê yê Yêeeeeeee” – E assim começa a música de abertura de SPIDERMAN (versão tokusatsu)
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Quem diria que um dia estaria eu aqui, falando de uma das coisas que mais AMO dentre as séries japonesas? Sim, estou falando de TOKUSATSU!
Quandos e fala de TOKUSATSU, muitos lembram também do velho termo que fiz há alguns anos entre amigos tokufãs, sobre “TOSKUSATSU” que seriam os mais toscos, porém divertidos, como Insector Sun, dentre outros.
Tosko Rider - Agito Santos
Não tem como negar, memso quem diz odiar, só não gosta por não conhecer ou por achar que é coisa de criança! Mas, tokusatsu, nem sempre é feito “para criança”, aliás, a maioria é pra adolescentes e adultos!

Um bom exemplo de história que não é NADA PARA CRIANÇAS:
KAMEN RIDER AMAZON!

Ele morde, mastiga, grita, espanca, estrangula, e todos os seus golpes saem SANGUE dos inimigos (mesmo que o inimigo seja uma moto ou um robô). Ele é tão TRUE que veio nadando do Japão á Amazônia pra encontrar Aztecas que o criariam, ensinariam, e depois, falando como um bom índio aprendendo alguma língua, nadou NO BRAÇO até o Japão, para salvar o mundo! hahahah

Tá, dei uma misturada, e até alterei parte da história neste resumo, mas, só pra dar uma ênfase no personagem mesmo! Nem CHUCK NORRIS é tão SAGAZ quanto este cara!

Gougou Sentai Boukenger

Mas, não é apenas séries de heróis que são TOKUSATSUS não! J-Dramas (novelas) também podem ser consideradas TOKUSATSUS, afinal, TOKUSATSU é uma abreviação de duas palavras que significam, juntas “série de efeitos especiais”.

Tokusatsu (em japonês: 特撮, Tokusatsu?) é uma abreviatura da expressão japonesatokushu satsuei” (em japonês: 特殊撮影, tokushu satsuei?), traduzida como “filme de efeitos especiais“. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.

Tá, eu admito, já tentei criar meu próprio tokusatsu, mas, até hoje, não saí dos modelos desenhados, auhhuauhauha. Não encontrei ainda a “perfeição” para algo “imperfeito” feito por mim mesmo, mas, eu ainda hei de conseguir!

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Não é algo a se esquecer, afinal, quem vai em eventos de anime, sempre acaba vendo MUITOS cantores utilizando músicas de tokusatsu, e geralmente, quem canta bem anime, tem dificuldades com sons de tokusatsu, mas, quem canta BEM sons de tokusatsu, canta bem melhor músicas de anime que muitos dos bons cantores de anime.

pop chibi singers 01

É quase que um paradoxo. Tokusatsu é algo que nos tira do NOSSO mundo real, e nos transporta á OUTRO MUNDO REAL!

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Brinquedos de tokusatsu, por increça que parível, é algo que VENDE! Até aqui mesmo, vende MUITO! Super Sentais (séries de esquadrões/grupos) são tokusatsus grupais bem interessantes, e vendem bastante, inclusive no Brasil!

Dá um certo medo, mas, personagens femininos, em brinquedos piratas, se tornam HOMENS MUSCULOSOS até, o que, para alguns, acaba se tornando uma forte tendência YAOI! hahahah

Mas, isso não vem ao caso! uhahuahua

No caso, podemos indicar como TOKUSATSU não apenas JASPION e JIRAIYA como a maioria fica lembrando! Temos muitas séries boas que dão saudades até hoje, como as que passaram no Brasil:
O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Tupi e na Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso), porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriomente censurada.

Na década de 80, chegava à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira com a Rede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, os anos 80 foram marcados por essa “onda” da cultura japonesa na televisão.

Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes foi exibida em 2001 na Rede Record, infelizmente os últimos episódios permaneceram inéditos até a reprise da série em 2005 pela Rede 21, agora sim exibida em sua totalidade.

Por muitos anos nenum seriado original japonês foi exibido no Brasil, vários factores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X. Os animes têm uma produção mais esmerada, e portanto, são mais baratos e rentavelmente negociáveis.

Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o género tornou-se “carne de vaca”, ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com a série nipo-americana Power Rangers, que usa as cenas de ação japonesas e atores americanos. Não por esta ser de melhor qualidade, mas pelos seus menores custos de distribuição, tradução e dublagem. Consequentemente, na atualidade há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao género.

Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records. Em 2007, no Brasil, foi lançado um outro filme em DVD: Ultraman Tiga – A Odisseia Final, também lançado pela Impact Records. No dia 13 de setembro de 2008, foi exibido no Cinemax o filme “Ultraman Mebius & Ultraman Brothers”, no qual os antigos Ultras reaparecem para ajudar Mebius. A exibição do filme, com legendas em português, animou os fãs e reacendeu a esperança de um dia, o Tokusatsu retornar à TV brasileira.

Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. Após um hiato de quase 10 anos na televisão brasileira, a série estreou em 13 de abril de 2009 no horário das 19h. Desde então, vem mantendo excelente audiência para os padrões do canal. Apesar de muitos fãs criticarem a dublagem (traduzida da dublagem em espanhol), a série completou sua exibição até o final.

Em 2009, a empresa Focus Filmes, anunciou a compra dos direitos e o lançamento de três séries do gênero em DVD: Jaspion, Changeman e Jiraiya (exibidas pela Manchete na década de 80). As três séries foram lançadas em boxes no mesmo ano.

PRODUTORAS

Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, apesar de existirem outras que também produzem o gênero, porém em número limitado. A supremacia da Toei é notável em relação a empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também se destaca por aperfeiçoar cada vez mais o género e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), estão atualmente extintas/falidas.
Assustadoramente, filmes americanos no Japão são considerados TOKUSATSUS quando tem efeitos especiais, memso que sejam trashs como os clássicos “Palhaços Assasisnos do Espaço” e “Tomates ASsassinos”

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Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, apesar de existirem outras que também produzem o gênero, porém em número limitado. A supremacia da Toei é notável em relação a empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também se destaca por aperfeiçoar cada vez mais o género e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), estão atualmente extintas/falidas.
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As séries tokusatsu são divididas em grupos ou franquias, nos quais cada um possui suas peculiaridades. São elas: Sentai ou Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero.
Ainda existem sub-classificações, principalmente dentro dos Henshin Hero, como as Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.

Sentai/Super Sentai

Produzida pela Toei Company, foi criada por Shotaro Ishinomori em 1975 e dura até os dias atuais. São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal. Até 1979, a franquia se chamava apenas “Sentai“, mas após as duas primeiras séries (Goranger e JAKQ), as demais equipes passaram a dispôr de veículos mecânicos que se transformam em um robô gigante (mecha), passando a denominar-se Super Sentai. O gênero passou por diversas reformulações ao longo de três décadas, porém mantendo sua premissa básica. A franquia norte-americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até mesmo algumas cenas de ação originais.
No Brasil, as séries a terem sido exibidas são Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

Metal Hero

Produzido pela Toei Company. A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra. Considerada uma grande inovação do Tokusatsu à época de sua criação, o gênero sofreu grandes e variadas modificações no decorrer dos anos, sofrendo um severo desgaste que culminou com o seu fim em 1997, após a exibição da última série, B-Fighter Kabuto. Embora tenham sido produzidas outras séries após esse período (como as infantis Robotack e Kabutack), elas não são incluídas como pertencentes à franquia na contagem oficial.
O género teve início com a era dos Policiais do Espaço (em japonês: 宇宙刑事, Uchū Keiji?), trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Posteriormente, foram produzidas mais duas séries com a mesma premissa, porém a parte da “família” dos Policiais do Espaço: Jaspion, a primeira série tokusatsu exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.
Devido a um certo insucesso, as séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, um andróide é reativado por seu criador muitos anos após o término da Segunda Guerra Mundial para combater um imperador mutante milionário. Em Jiraiya, um aprendiz de ninja ganha uma armadura e uma poderosa espada ninja, sendo a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta e enfrentando uma família de ninjas malignos. Em Jiban, um policial morre no cumprimento do dever e é transformado em um ciborgue para que sua vida fosse salva, passando a combater uma organização de monstros biotecnológicos.
Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, composta das séries Winspector, Solbrain e Exceedraft. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto.
Com a derrocada do gênero e as constantes reformulações, a Toei decidiu por encerrar a produção do gênero após B-Fighter Kabuto, mantendo apenas a produção de Super Sentais e posteriormente, Kamen Riders. Ainda assim, há fãs que afirmam que muitas características dos Metal Heroes foram incorporadas aos Kamen Riders da era Heisei.
No Brasil, foi o gênero que teve mais séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Kamen Rider

Produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions. Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou uma franquia próprio. Ficou fora da televisão por 11 anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milénio reformulado e com diversas inovações em relação à premissa original.
Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente uma armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, a fim de que que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen Rider a Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen no original, ou “humanos remodelados”). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais.
No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX. Atualmente passa na TV Globo a versão americanizada de Kamen rider Ryuuki (Kamen Rider Dragon Knight).

Ultraman

Produzido pela Tsuburaya Productions. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q – Dark Fantasy (2004).
No Brasil, foram exibidas Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga.

Henshin Hero

Um dos únicos gêneros independentes de produtora. “Henshin” (em japonês: 変身, “Henshin”?) significa “transformação” em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais géneros ou não faz parte de nenhuma franquia. Possui sub-géneros, como os “Other Heroes”, “Super Heroines”, “Classic Heroes” e vários outros.
No Brasil, foram exibidas as séries National Kid (Toei Company), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machineman (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho), Patrine (Toei Company) e Ryukendo (Takara).

Kyodai Hero

É qualquer série em que apareçam heróis gigantes não pertencentes à família Ultra. A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman. O género teve um boom avassalador na década de 70, o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros, mas acabou entrando em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que acabou por sepultar sua produção.
No Brasil, as séries exibidas foram Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectreman.

Em breve, falarei um pouco de cada um destes segmentos individualmente, e de algumas séries específicas, para todos que quiserem conehcer melhor, ou que curtam bastante e queiram saber mais sobre!

Não podemos esquecer que Cybercops até hoje ainda é muito visada no Brasil, e há um grupo fazendo animações em 3D que foram reconhecidas e oficializadas, mesmo que como FAN FILMS, pelos próprios atores japoneses que ainda estão vivos (é uma pena que nem todos estejam vivos até hoje).

E uma salva de palmas ás produções tokusatsu, pessoal!

YATTA!

bye-Q!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TITANIC & AVATAR (review)

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TITANIC (1997)


O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico, e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
O naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-a como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic ainda afundou com uma grande perda de vidas humanas. Os meios de comunicação social sobre o frenesi de vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes do direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.

CURIOSIDADES

  • 14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (n. 1861 - m. 1915) escreveu uma livro dramático entitulado de Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan), que narrava a história dum navio de nome Titan que, era considerado indestrutível e, numa noite fria de Abril, tal e qual como foi com Titanic, embate num icebergue e afunda-se. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, tanto como a maioria (porém, não todas) das características técnicas do Titan eram exactamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou duma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.
  • Um dos membros da tripulação do Titanic, teve um sonho bastante estranho poucos dias antes da viagem. Sonhou com uma ninhada de gatos que, lutavam numa noite, ao vento. Não se sabe nem como nem porquê, ele entendeu esse sonho como um aviso para não embarcar e, não embarcou.
  • Se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento teria de ser evacuado e, a viagem poderia prosseguir normalmente.
  • Se o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.
  • Ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão da corrente de vapor nas caldeiras para, consequentemente inverter a marcha do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, seria possível, através dos lemes, contornar o obstáculo e, assim evitar a colisão.
  • Os vigias noturnos eram para ser munidos de binóculos, pois já se sabia que iriam passar numa zona de icebergues. Porém, o material não foi fornecido a tempo e, os vigias tiveram de trabalhar à vista desarmada. Com os binóculos, os procedimentos de emergência poderiam ter sido efectuados muito antes, pois o iceberg teria sido visto ao longe.
  • Na altura da colisão, a tripulação do Titanic pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam de outro navio, mais pequeno, a cerca de 16 km (cerca de 8 milhas marítimas). O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria um navio norueguês que, não poderia estar a navegar naquelas águas.

Sobreviventes recentemente mortos

Há 13 anos atrás, em 1997, foi lançado MAIS UM FILME, dentre tantos outros, sobre a tragédia, porém, teve a maior bilheteria da história do cinema (até ano passado, pois este ano o memso aocnteceu com AVATAR, do mesmo diretor, JAMES CAMERON). A história realmente considerada muito sem sal por muitos, e mal falava sobre o próprio navio, que era o TÍTULO do filme, ainda asism, arrecadou MILHÕES, e ficou para a história. Segundo especialistas, foram mais de 200 erros de continuidade, dentre outras peculiaridades que qualquer pessoa perceberia, INCLUSIVE os profisisonais que lá estiveram trabalhando. Um filme longo, e ainda assim, conseguiu levar um título forte!

SOBRE O FILME DE 1997 - Sinopse


A trama começa em 1996, com uma expedição aos destroços do RMS Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovett está em busca do colar de diamantes mais valioso do mundo chamado Le Coeur de La Mer (O Coração do Oceano), que pertencera a um passageiro do navio e supostamente teria afundado com ele. A expedição não alcança o objetivo esperado, mas traz à superfície o retrato de uma mulher nua usando o colar. Ao ver uma reportagem sobre a expedição na tevê, Rose Calvert, uma senhora de 101 anos, entra em contato com Lovett e revela quem é a mulher do retrato: ela mesma. Na verdade, Rose Calvert é Rose DeWitt Bukkater, uma jovem da aristocracia britânica que todos pensavam ter morrido no Titanic. Levada com sua neta ao barco da expedição, Rose conta sua história a Lovett e sua equipe.
A narrativa volta ao dia 10 de abril de 1912, quando o Titanic deixa o porto de Southampton. Rose embarca na primeira classe com sua mãe, Ruth DeWitt Bukkater, e seu noivo, Caledon Hockley. Paralelamente, Jack Dawson, um desenhista americano de origem humilde, ganha uma passagem num jogo de cartas e embarca na terceira classe. Já a bordo do navio, Jack vê Rose no deque da primeira classe e se interessa por ela, mesmo sabendo que não tem chances de aproximação. Porém, apesar da riqueza e do luxo, Rose é uma jovem infeliz; e em uma noite, ela decide cometer suicídio se jogando na água. Quando já está do lado de fora da popa, Jack a encontra e convence-a a desistir. Ao longo da viagem, os dois se apaixonam; Jack apresenta a ela a vida na terceira classe e Rose, em contrapartida, o leva aos seus aposentos, onde ele faz o retrato que Lovett encontraria no futuro.
Depois de fazer amor nos porões do navio, Jack e Rose estão se beijando na proa, quando o Titanic bate num iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos mais baixos. Quando cinco destes compartimentos são inundados, o engenheiro do navio, Thomas Andrews, conclui que a embarcação irá a pique e dá ordens para que se comece a evacuação, mas não havia botes o suficiente nem para a metade das 2.227 pessoas que alí estavam.
O navio começa a afundar pela proa e os botes são baixados. Num plano para separar Jack e Rose, "Cal" ordena a seu criado, Lovejoy, que ponha o Coração do Oceano no bolso do casaco do rapaz. Jack é acusado por roubo e preso numa das salas mais baixas do navio. Enquanto isso, Ruth embarca num bote, mas Rose se recusa a acompanhar a mãe. Ela vai ao encontro de Jack e consegue libertá-lo, mesmo com o nível da água subindo rapidamente. Jack e Rose aventuram-se pelos labirintos da terceira e da segunda classes, enfrentando todos os tipos de dificuldades.
Quando finalmente chegam ao convés, Jack pede a Rose que entre num bote para se salvar. Caledon interfere na conversa, pondo seu casaco nas costas de Rose e alegando ter um trato com o oficial William Murdoch, que garantia lugares nos próximos botes tanto para ele como para Jack. A princípio Rose acredita e entra no bote, mas desiste e pula de volta a bordo, reencontrando Jack na escadaria da primeira classe. Caledon atira na direção do casal, mas não acerta; por ironia do destino, só então ele se dá conta de que o colar de diamantes estava no bolso do casaco que entregara à então noiva.
Jack e Rose voltam aos labirintos do Titanic, agora inundados. Quando conseguem voltar ao convés, o navio já está com água até a metade e não há mais botes salva-vidas. Os dois e outros 1.522 passageiros são lançados nas águas geladas do Oceano Atlântico. Rose consegue se proteger subindo numa porta de madeira, mas Jack não tem a mesma sorte. Ao ser resgatada, ela se apresenta como Rose Dawson, adotando o sobrenome do amado, que morrera congelado. Quando Caledon, também entre os sobreviventes, passa pelo convés do navio de resgate em sua procura, Rose se esconde e nunca mais o vê.
De volta ao presente, a senhora Rose vai sozinha até a proa do barco da expedição de Brock Lovett; é revelado então, apenas ao espectadores, que o Coração do Oceano estivera com ela todo esse tempo. Sem dizer nada à equipe de Lovett, Rose lança o diamante ao mar. Na cena que encerra o filme, a senhora Rose é vista em sua cama, aparentemente dormindo, mas talvez morta. Numa montagem que poderia ser um sonho ou uma visão do Paraíso, os destroços do Titanic retornam aos seus dias de glória e Rose reencontra Jack na imponente escadaria da primeira classe, diante dos aplausos dos passageiros e da tripulação, para viver um lindo amor eterno.

PRODUÇÃO DO FILME

O filme teve uma produção complicada, com estouros no orçamento e atrasos na filmagem. Porém ao ser lançado, se tornou recordista de bilheteria e venceu onze estatuetas do Óscar.


James Cameron passou 12 horas filmando os destroços
Em 1989, preparando-se para as filmagens submarinas de The Abyss, James Cameron estudou um documentário sobre a descoberta dos restos do Titanic. Fascinado com o documentário, escreveu uma sinopse para um filme sobre o Titanic. Após conseguir um acordo com a 20th Century Fox, Cameron fez diversas filmagens nos destroços, usando uma câmera-protótipo durante 1995. Filmagens transcorreram no navio de pesquisa russo Akademik Mstislav Keldysh, e nos estúdios da Fox em Rosarito, México, onde foram construídos um enorme tanque de água e uma réplica em 90% do tamanho real do Titanic.
As filmagens foram complicadas - duraram 160 dias contra um planejamento para 138, e o orçamento de 130 milhões (conseguido em parceria com a Paramount Pictures) subiu para 200 milhões. Previsto para Julho de 1997, o lançamento foi adiado para Dezembro. Cameron era criticado por tratar as filmagens como uma operação militar, com os técnicos mexicanos trabalhando 16 horas sob baixo pagamento. Durante as filmagens no navio na Nova Scotia, um ou mais "brincalhões" de plantão misturaram PCP (pó-de-anjo) no jantar servido à equipe técnica e elenco. 80 pessoas ficaram doentes e muitas foram hospitalizadas com alucinações, dentre elas Cameron,e com Bill Paxton admitindo ter se sentido desanimado por duas semanas depois do incidente. Três dublês quebraram ossos e diversos atores desenvolveram pneumonia, gripe e infecção renal pelas longas horas no tanque com água fria. Kate Winslet, que fraturou o cotovelo, pegou pneumonia e quase se afogou, declarou que só trabalharia com Cameron de novo "recebendo muito dinheiro".
As cenas do Titanic afundando foram conseguidas com a réplica, montada em plataformas móveis permitindo total movimentação e total submersão no tanque com 69 milhões de litros de água. Mas o filme também usa muitos efeitos de computação gráfica, utilizados em com cerca de 500 tomadas. As panorâmicas do navio tem figurantes digitais em uma maquete de 12,19 metros, e as cenas de Jack e Rose na proa do navio foram filmadas em uma tela azul, que foram combinadas com um pôr do sol real que Cameron filmou, outro gerado por computador, água virtual e a maquete do navio.

BILHETERIA

As primeiras seções de Titanic foram realizadas em 19 de Dezembro de 1997 nos Estados Unidos, com um faturamento de US$28,638,131 milhões no primeiro fim de semana. O filme permaneceu 15 fins de semana seguidos em 1º lugar nas bilheterias, faturando um total de US$600,788,188 - a maior bilheteria da história do país, superando os US$431,088,301 de Star Wars.
Mundialmente, Titanic faturou US$1,842,879,955 , superando o então recordista Jurassic Park de 1993 (US$920 milhões) como maior faturamento global, e se tornando o primeiro filme a quebrar a marca de um bilhão de dólares em bilheteria, feito só igualado por The Lord of the Rings: The Return of the King (US$1,2 bilhão em 2003), Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (US$1,066 bilhão em 2006), The Dark Knight (US$1,002 bilhão em 2009) e Avatar (mais de US$1 bilhão em 2010).

POLÊMICAS

Apesar do empenho de Cameron com os detalhes, criticou-se o fato de o romance entre Jack e Rose receber muito mais destaque do que a tragédia em si, além de inúmeras incorreções históricas, dentre elas:
  • No filme, o primeiro-oficial William Murdoch aceita suborno de Caledon, atira em um passageiro e se mata. Não há indícios de que Murdoch tenha suicidado. Há apenas registros de que se efetuaram disparos para o alto e boatos de que um oficial suicidou. Alguns afirmam que este oficial foi o capitão, outros que foi um oficial superior, mas ninguém relaciona o fato com Murdoch; inclusive há testemunhos de que ele foi visto em um bote, ajudando a tirar pessoas de dentro da água. Além disso, Scott Murdoch, sobrinho do oficial, considerou ofensiva a interpretação que o filme traz sobre seu tio, que supostamente teria se empenhado para salvar o maior número possível de pessoas. Mais tarde James Cameron teria ido à cidade natal de Murdoch e pedido desculpas pela forma como o oficial é retratado no filme.
  • Como em muitas outras produções cinematográficas, o filme mostra o Titanic dando marcha-ré para evitar a colisão. É certo que o oficial Murdoch tenha dado ordens de marcha-ré ao timoneiro; porém, julgando o tamanho do leme, do navio e a maquinaria da época, os motores de um navio da classe Olympic necessitariam de mais de um minuto para parar e provavelmente mais outro para reverter a velocidade. O Titanic teve somente 40 segundos desde a ordem de Murdoch até a colisão fatal. No filme, em menos de 40 segundos, o navio desacelerou, freou, inverteu o sentido das hélices e foi posto em potência máxima para trás.
  • O filme mostra o engenheiro Thomas Andrews fazendo uma estimativa de uma hora para o Titanic afundar; entretanto, a previsão real foi de duas a três horas.
CURIOSIDADES sobre o filme

  • É, juntamente com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), o filme mais premiado na história do Oscar, com 11 estatuetas ganhas. É também o filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar na história da premiação, com 14 indicações, juntamente com A Malvada(1950).
  • Com o dinheiro gasto para a produção do filme e a realização da réplica do navio (200 milhões de dólares) seria possível construir o Titanic original, corrigindo a inflação.
  • Em muitas cenas externas, é possível ver as ondas e outras oscilações na água, devido ao set ter sido construído ao lado de uma praia.
  • Está em 2° lugar na lista de filmes com mais erros: foram (243) no total, atrás apenas de Jurassic Park (272).
  • As roupas humildes de Jack Dawson custaram nove mil dólares.
  • O diretor James Cameron passou doze horas num submarino para investigar os destroços do navio.
  • A primeira cena gravada por DiCaprio e Winslet foi aquela em que Rose posa nua para Jack.
  • DiCaprio recebeu um salário de US$2,5 milhões.
  • A água usada nas gravações estava realmente fria, a 16 °C. A água quente, com o vapor, embaçaria as lentes das câmeras.
  • A cena em que Jack está preso foi gravada onze vezes.
  • Durante o filme, Rose fala "Jack" 74 vezes, além de outras duas em que diz "Mr. Dawson". Jack fala "Rose" 50 vezes.
  • Os desenhos de Jack Dawson foram feitos por James Cameron.
  • O navio Carpathia, que resgata os passageiros, foi criado por computador.
  • Uma réplica do Coração do Oceano foi usada por Celine Dion na cerimônia do Oscar, tendo sido posteriormente vendida em leilão por US$2,2 milhões.
  • O enredo do filme alemão Titanic, de 1943, tem vários pontos em comum com a versão de Cameron, dentre eles uma subtrama envolvendo o roubo de um diamante azul.
  • Gloria Stuart, a senhora Rose, tem mais de noventa anos de idade e voltou às telas depois de mais de quarenta anos sem filmar.
  • Antes de anunciar o desenvolvimento do filme, James Cameron filmou várias seqüências de icebergs da Nova Escócia, sob o pretexto de estar fazendo um filme chamado "Planeta Gelo".
  • O filme contém tomadas mostrando o verdadeiro Titanic, feitas sob 4.000 metros de profundidade. Para conseguir isso, Michael Cameron, irmão de James, inventou uma câmera capaz de filmar sob grandes pressões sem se quebrar.
  • David Warner (Lovejoy) já havia aparecido em dois filmes sobre o naufrágio: "S.O.S. Titanic" (1979) e "Os Bandidos do Tempo", de Terry Gilliam - mas neste último ele não estava a bordo do navio.
  • Cogitou-se entregar o papel de Jack Dawson a Macaulay Culkin, astro da série de filmes Esqueceram de Mim, mas o ator havia abandonado a carreira no cinema.
  • É o filme de maior audiência da história da tv aberta brasileira, exibido em dezembro de 2000 em Cinema Especial, o filme exibido em dois dias marcou 53 pontos de média para a Globo. A novela Laços de Família exibida antes do filme marcou 61.
  • O filme será relançado em 3-D provavelmente em 2010.
  • Kate Winslet pensou varias vezes em desistir das filmagens, pelo motivo de não aguentar mais trabalhar naquela água que beirava os 11 graus. Ela pediu varias vezes um tempinho de férias ao diretor James Cameron, mas ele recusou os pedidos da atriz.
  • No ultimo dia de filmagem, a produção do filme estava tão certa de que o filme seria um sucesso, que todos se despediam dizendo "Vejo você no Oscar". Após o fim das filmagens, a produção distribuiu camisas com a estampa "Eu sobrevivi a trabalhar com James Cameron".
O filme teve uma "continuação não oficial" chamada Revolucionary Road (apelidada carinhosamente por mim e outras pessoas como TITANIC 2). Ok, não é bem uma continuação, mas, possui alguns dos mesmos principais de Titanic, e é sobre uma história quase próxima, com se fosse o que aconteceu depois. Mas, aí é questão de opinião!

Um filme de desastre/romance/drama, ganhador de vários Oscars, com mais de 240 erros, realmente, é algo a se tentar entender. Na minha opinião pessoal, um filme chatíssimo, mas, com uma bela atriz como a KateWinslet, e com um ator que estava em alta com as mulheres que é o Leonardo DiCaprio, James Cameron fez uma receita realmente impagável!

Nota: 6,5


AVATAR (2009)

Com AVATAR, a receita se repete, promessas de uma grande produção e novidades tecnológicas, elenco de primeira, mas, história meio fraquinha. Basicamente, como a piadinha que fiz entre amigos: "foi a fusão entre SMURFS e POCAHONTAS em uma história só, em outro planeta!".

A palavra Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.
Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

Avatar é um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron, estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme foi produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. A première em Londres foi no dia 10 de dezembro de 2009, o lançamento em Portugal foi no dia 17 e no Brasil no dia 18 de dezembro de 2009.

O filme concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.

James Cameron trabalhou no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas, sendo esse seu primeiro filme após o Titanic. As filmagens deveriam ter iniciado logo após Titanic e o filme deveria ter sido lançado em 1999. Em 2006, Cameron desenvolveu a língua e a cultura de Pandora.

O filme foi lançado em formatos 2D tradicional e 3D. A crítica diz que Avatar é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. O orçamento oficial do filme foi de 237 milhões de dólares e o faturamento mundial no seu fim-de-semana de estréia foi de 232 180 000 de dólares, o sétimo maior da história do cinema e o maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência. Em menos de um mês Avatar superou um bilhão de dólares de faturamento (o quinto filme a alcançar essa cifra), e é atualmente o filme com maior bilheteria da história.Depois desse faturamento, James Cameron confirmou que seria lançada uma sequência do filme, e, possivelmente, um terceiro filme.

James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995, buscando inspiração em toda ficção científica que lia quando criança. O texto final fora feito em 2006, com a ajuda de um linguista da USC para criar o idioma dos extraterrestres. Cameron anunciou a produção em 2005 como "Projeto 880", que seria um dos seus futuros projetos junto com uma adaptação de mangá, Battle Angel. Em fevereiro de 2006, Cameron anunciou que o "Projeto 880" era uma reformulação de Avatar, um filme que ele tentou produzir anos antes, e ele faria o filme antes de Battle Angel. Em Novembro de 2006, Cameron declarou que caso Avatar faça sucesso, ele se dispõe a fazer 2 continuações.

Avatar foi filmado em 3D, com os atores sendo transformados em versões digitais por captura de movimento. Cameron disse que optou por esse sistema pelos avanços trazidos em personagens como Gollum, King Kong e Davy Jones.

É a produção mais cara da história do cinema com orcamento estimado em US$ 500 milhões. Foram 237 milhões de dolares apenas para a execução do filme, sendo a 4ª produção mais cara da história do cinema.Os outros 263 milhões de dólares foram gastos nas novas tecnologias, marketing etc.

Os efeitos, criaturas e ambientes digitais foram totalmente computadorizados pela empresa de Peter Jackson, WETA Digital. Cameron a preferiu depois de assistir ao O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e testemunhar ao resultado espetacularmente fantasioso, do qual ele precisava.

Admito que a trihla sonora é boa até, mas, não tão boa quanto muitos filmes antigos, como "EXtemrinador do Futuro", do próprio James Cameron, dentre outras trilhas, ateé como "De Volta Para o Futuro" (que este ano completa 25 anos do primeiro filme).

Avatar teve boas críticas, elogiando os visuais e considerando a história eficaz, apesar de tradicional (como eu disse: Smurfs + Pocahontas). Alguns críticos previam um fracasso comercial (similar ao que diziam sobre Titanic antes de virar a maior bilheteria da história), mas o filme estreou faturando 232.180.000 de dólares mundialmente em seu primeiro fim de semana, com 77 milhões apenas nos Estados Unidos. Também iniciou no topo das bilheterias de Brasil - com 8,4 milhões de reais e 750 mil espectadores - e Portugal - 1.186.227,98 de euros e 209.637 espectadores.

Acredito que, se AVATAR tivesse sido feito e lançado na década de 90, como James Cameron tentou fazer, não teria tanta produção, propaganda e gastos, como teve. Mas, também, não seria TÃO comentado como está sendo. Como história de fundo, falando de Pandora, dos Na'vi, etc, foi realmente um bom trabalho, mas, como drama/romance/aventura, deixou a desejar. Mas, como sempre, JAMES CAMERON conseguiu ir muito além do que a obra tinha previsão!

Nota: 7,5

YATTA!

bye-Q!

Pecado Íntimo / Criancinhas (Little Children) - review



Pecado Íntimo (Little Children) - 2006

Dirigido por Todd Field, baseado em romance de Tom Perrotta. Só veio ao Brasil em 2007. Seu elenco contém Kate Winslet, Patrick Wilson, Jennifer Connelly, Noah Emmerich, e Jackie Earle Haley.


O diretor norte-americano Todd Field sempre demonstrou uma predileção por dramas psicológicos. Foi produtor e atuou em Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados), último filme de Stanley Kubrick. Em Pecados íntimos, além de dirigir, ele adaptou o roteiro em parceria com Tom Perrotta, autor do romance que originou o filme.


Há duas grandes reflexões propostas em Pecados íntimos, a crítica social da vida suburbana norte-americana e a crise dos personagens em assumir responsabilidades como se todos sofressem da síndrome de Peter Pan e não quisessem ter crescido nunca.


É comum na sociedade norte-americana que a mãe abandone sua vida profissional para dedicar-se aos filhos. São as famosas (Housewives" ou "Donas de Casa", como nós as conhecemos por aqui!


O livro, no Brasil, foi lançado pelo nome "Criancinhas", mas, de infantil não tem nada!


No livro, assim como no filme, o foco da trama está na inquietude nascida de vidas previsíveis de adultos que, simplesmente, cresceram e deixaram seus sonhos para trás. São homens e mulheres recém saídos da juventude, pais de filhos pequenos, vulneráveis pela transição de uma vida cheia de perspectivas e outra, confortável, mas previsível. Fazendo uso de humor-negro e muita sensibilidade, Perrotta revela uma face pouco explorada da geração que foi criada sob forte proteção dos pais e com poucos desafios a enfrentar, aqueles que mesmo aos 30 ainda são Criancinhas.


COMPARAÇÕES do LIVRO ao FILME!


  • No livro, Sarah havia tido experiências bissexuais durante a universidade, inclusive um relacionamento com uma estudante de intercâmbio coreana. O filme omite esses fatos.

  • Um personagem do livro não é citado no filme. Trata-se de Bertha, agente de trânsito da escola de Lucy, que dividiu com May a angústia de ter um filho preso e, por isso, tornaram-se amigas. No livro, é ela quem dá carona a Ronnie após a morte de May e entrega-lhe a carta que havia ajudado a escrever.

  • No filme, Richard viaja para San Diego para uma convenção e dá a Kay a desculpa de uma viagem à trabalho. Já no livro, ele abandona Sarah para fazer a mesma viagem. Já no final do livro, eles entram em acordo sobre o divórcio por telefona, ficando com Sarah a custódia de Lucy, a casa e o carro. O romance explora mais a vida de Richard, e revela que ele já havia tido um casamento e duas filhas já universitárias, e como começou sua obsessão por pornografia, além de citar como conheceu Sarah na época que ela ainda era uma barista (profissional especializado em cafés de alta qualidade, "cafés especiais", cujo principal objetivo é alcançar a "xícara perfeita". Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros) do Starbucks.

  • Brad, o persongem vivido por Patrick Wilson, chama-se de Todd no livro, mas teve o nome trocado para evitar confusões com o diretor Todd Field.

  • No livro, Kathy está trabalhando num documentário sobre veteranos da Segunda Guerra Mundial, enquanto no filme, o documentário é sobre crianças que perderam seus pais na Guerra do Iraque. O romance é anterior ao conflito no Iraque.

  • Ronnie é suspeito do desaparecimento de uma menina que estudava na escola em que ele trabalhava no livro.

Basicamente, um livro bem escrito, um filme bem intencionado (ou não). Recomendo que vejam, com certeza!


Você não pode mudar o passado, mas o futuro pode ser uma história diferente. E ela tinha que começar em algum momento. (narrador)


A trilha sonora é assinda por Bart Howard, com a canção Fly Me To The Moon (In Other Words) interpretada por Sammy Nestico (a mesma música, com muitas versões feitas, de Frank Sinatra, também é cantada como encerramento da série original animada de NEON GENESIS EVANGELION); e por Tom Hedden, com a canção Battlefield Glory interpretado pelo mesmo.

Teve várias indicações e prêmios, como melhor adaptação, dentre outros.

Nota: 8,5

YATTA!

bye-Q!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Akebono canta GLEE no Japão!

Os dois comerciais são estrelados por Akebono, um lutador americano de sumô, já aposentado. Ele é hilário ao cantar DON'T STOP BELIEVING, da banda JOURNEY, na versão da série GLEE.

Pode se dizer que ele sozinho conseguiu, em 2 comerciais, merecer mais prêmios do que a própria série, que gnahou no 67º Golden Globe prêmio de melhor série de televisão de comédia e melhor musical!

Preparem seus ouvidos e seus sorrisos, pois aí vem AKEBONO!





Divertido, não? hehehe

YATTA!

bye-Q!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Adeus Eric Rohmer



Morreu, na ultima terça-feira, dia 11/01/2010, aos 89 anos, Eric Rohmer.
O mundo do cinema se calou para a despedida de um cineasta que prezava tanto os dialogos e pensamentos em seus filmes e críticas.
Rohmer foi um legitimo francês e, nos anos 50, fez parte do movimento revolucionário Nouvelle Vague (Nova Onda), que ia contra o cinema tradicional feito na França até aquele momento.
Foi editor da revista Cahiers du Cinéma, onde compartilhou trabalhos, textos e idéias com os maiores cineastas franceses daquela época, como François Truffaut, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, e Claude Chabrol. Mas diferente de todos, protegeu o cinema Hollywoodiano e grandes nomes do cinema europeu. Como exemplo, meus mestres Alfred Hitchcock e o italiano Roberto Rossellini.
Fez 24 filmes em 50 anos e muitos em blocos como "Os Contos Morais", com seis filmes; "Comédias e Provérbios", também com seis; e "Contos das Quatro Estações" – "Conto da Primavera" (1990), "Conto de Inverno" (1992), "Conto de Verão" (1996), "Conto de Outuno" (1998).
Na maioria de seus filmes, Rohmer gostava de cutucar (fazer pensar) a dúvida, e acho que sua preferida era a traição, mas sem um clima se suspense e sim com um clima de pensamento, dificil entender isso vindo de um católico fervoroso. Notamos isso em filmes, um simples exemplo, do Quentin Tarantino. Que diz ser fã de Rohmer.
É mais do um cineasta que se vai e sua grande obra que fica. Ainda bem que temos esse enorme acervo, pois os que estão chegando... tsc, tsc.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Promoção Burrices da Vida Alheia

Acesse 1° o link abaixo, para entender como funciona e participe:
http://artentreter.blogspot.com/2010/01/em-breve.html




Promoção Burrices da Vida Alheia.



Os 4 autores das frases mais criativas, ganharão 1 ingresso cada, com direito a 1 acompanhante, para assistir a peça.



Leia e responda:




O que é pra você, uma verdadeira Burrice da Vida Alheia que alguém pode cometer?




escreva no comentário do blog da CINART na ordem abaixo:
Nome completo, E-mail
Frase


O concurso será encerrado no dia 15 de Janeiro à Meia-noite e os ganhadores serão anunciados dia 18 de Janeiro (sendo o mesmo dia em que a Cinart entrará em contato)


A cada semana, 4 ganhadores serão anunciados.
Serão 16 ganhadores, sendo 4 por semana, totalizando 16 Ingressos para essa peça, em um mês.


Acesse também: http://burricesdavidalheia.blogspot.com/ e aproveite.


Boa Sorte!

YATTA!

bye-Q!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Crítica de Cinema - Lula, O Filho do Brasil

Lula, O Filho do Brasil, Iden, Brasil, 2010.
Direção: Fábio Barreto.
Roteiro: Denise Paraná, Fábio Barreto, Daniel Tendler, Fernando Bonassi.

Apesar de um diretor falho e inúmeros problemas, Lula, O Filho do Brasil não é um filme ruim, e deve emocionar boa parte do público. A biografia de Luiz Inácio Lula da Silva tem ingredientes cinematográficos de sobra, um arco dramático clássico de superação quase que infalível, e esse aspecto é bem explorado pelo roteiro, as passagens da vida do presidente, desde o nascimento na pobre e árida Caetés, no sertão de Pernambuco, até as dificuldades e tragédias familiares que ele enfrentou em São Paulo antes de se tornar um aclamado líder sindical são mostradas sem muita pieguice, ou tentativas de “divinizá-lo”.
O maniqueísmo existe de fato em alguns diálogos ou através da trilha sonora sempre pontuando com maior intensidade os momentos mais dramáticos, mas é algo que não chega a prejudicar, por que apesar da direção incompetente, as atuações estão impecáveis, os três atores que interpretam Lula de sua infância a fase adulta são ótimos, com destaque para Rui Ricardo Diaz que o interpreta na fase adulta, reparem como à medida que o filme avança, ele vai alterando gradualmente, sem exageros, seu timbre de voz até deixá-la praticamente idêntica a do presidente, no discurso de posse, é provável que você pense que é o próprio Presidente falando, mas é a voz de Rui Ricardo, o que ressalta a eficácia da performance, pois acostumando aos poucos nossos ouvidos, ele conseguiu fugir da caricatura (já nos habituamos a ver imitações do presidente feitas por humoristas na televisão, e seria muito fácil cair na risada, principalmente nas cenas mais dramáticas ou românticas, se não fosse o talento do ator), Glória Pires como a mãe, dona Lindú, como sempre, está excelente e esbanjando ternura, Cléo Pires tem pouco tempo em cena para mostrar algo, como a primeira esposa de Lula, já Juliana Baroni funciona muito bem como Marisa, e todo o elenco secundário também é eficaz, o único ponto fraco é Milhen Cortaz com um unidimensional Sr. Aristides (Pai do Lula), que existe na trama apenas ressaltar a bravura de mãe e filho.
O problema do filme definitivamente está mais no medo dos realizadores, de serem taxados de cabos eleitorais, assim, um filme sobre um dos políticos mais populares que o Brasil já teve, acabou sendo apolítico. Passagens importantes na vida de Lula como a criação do PT e as eleições de 1989 contra Collor, foram ignoradas, e o pouco mostrado da fase sindicalista é muito mal explorado, sempre tentando distanciá-lo ao máximo da esquerda e do socialismo, o que de certa forma é verdade, Fidel Castro, no ato da posse de Lula, disse que nunca o viu como um socialista, e sim como um humanista, as adversidades que ele enfrentou que o levaram para a esquerda, mas o filme exagera na construção de uma imagem não-radical, que pelo menos naquela época, não existia.
Durante a fase sindicalista, também há uma falha na construção da ascensão política do personagem, é fato que Lula é um excelente orador, até seus adversários políticos reconhecem isso, mas os discursos que acompanhamos são simples e rápidos, o que tira um pouco de sua credibilidade, se não conhecêssemos o personagem, seria difícil acreditar que aquele homem se tornou tão rapidamente uma figura emblemática entre os trabalhadores brasileiros.

O alto custo da produção pode ser visto na boa reconstrução de época, o famoso discurso para 100 mil pessoas no estádio da Vila Euclides é recriado de maneira autêntica, algo inédito na produção nacional, a fotografia com tons granulados e cores lavadas, apesar de já ser lugar comum, ajuda na hora de unir as cenas do filme com imagens reais de arquivo. Foi um erro grave dos produtores ignorarem a história política, diria até covardia (será que acharam que assim, iriam agradar também os opositores do presidente?), isso poderia ser evitado se o filme fosse lançado após o fim do mandato, o que seria mais ético por parte dos realizadores (o mesmo erro cometeu Oliver Stone, com a biografia W.) e Fábio Barreto ainda demonstra suas limitações ao copiar em diversos momentos o sucesso 2 Filhos de Francisco, principalmente na conclusão da história, e ao introduzir alguns rápidos falshbacks absolutamente desnecessários e artificiais, mas o excelente elenco e a própria história de Lula, por si só cativante, ajudaram o filme a não ser um total embaraço.

YATTA!

bye-Q!

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